SDiario
AGRO DIÁRIO
Arena Hits
PRODUÇÃO DE GRÃOS

Colheita do milho safrinha avança rapidamente em MS e chega a 43,6% das áreas cultivadas

A colheita do milho safrinha, também chamado de segunda safra ou safra de inverno, está avançando rapidamente em Mato Grosso do Sul

Nação Rural

Nação RuralTudo sobre agropecuária.

29/07/2019 20h39
Por: Redação Segundo Diário
Fonte: Globo Rural / Portal do Agronegócio
Foto Reprodução
Foto Reprodução

A colheita do milho safrinha, também chamado de segunda safra ou safra de inverno, está avançando rapidamente em Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira passada (19), completou 836,248 hectares, de 1,918 milhão de hectares cultivados, o que representa 43,6% do total.

Segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS) e Federação de Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), o percentual de áreas colhidas nesta safra está 22 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ciclo passado, que foi de 21,6%.

Somente nos últimos dez dias, houve um avanço de 400,862 mil hectares nas áreas colhidas. A previsão é de encerramento somente em agosto. Os trabalhos estão mais acelerados na região norte, onde a média atinge 57,2%, enquanto que na área central do estado o patamar é de 44,9% e no sul de 41,1%.

Os técnicos do SIGA apontam que apesar das geadas que ocorreram entre os dias 6 e 8 de julho no estado, que a estimativa da safrinha já estava ajustada e reafirmaram a projeção da maior produção de milho da história de Mato Grosso do Sul, 10,127 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 88 sacas por hectare.

Deste volume, o SIGA aponta que 40,80% já foi comercializado antecipadamente. O percentual é mais de 6 pontos percentuais superior aos 34,13% deste mesmo intervalo de tempo do ciclo anterior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.