Arena Hits
AGRO DIÁRIO
SDiario
Arena Hits
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Turma da Mônica vai ensinar educação financeira para crianças de escolas públicas

Projeto do Tesouro Nacional prevê capacitação de professores para tratar de finanças pessoais e públicas

03/10/2019 20h26
Por: Redação Segundo Diário
Fonte: Governo Federal
 Foto Divulgação
Foto Divulgação

Por meio do projeto Em Busca do Tesouro, lançado nesta quinta-feira (03) pelo Tesouro Nacional, a Turma da Mônica vai ensinar noções de educação financeira a crianças de 9 a 11 anos estudantes da rede pública. A intenção é formar desde cedo cidadãos e consumidores conscientes.

Em revistinhas da Turma da Mônica, as crianças vão aprender a cuidar do próprio dinheiro e do dinheiro público, além de terem contato com conceitos como equilíbrio, resultado e transparência. Os temas também serão abordados em sala de aula. Os professores passarão por capacitação com material de apoio em vídeos e cartilha, que orientam sobre a forma mais simples de transmitir o conhecimento às crianças.

O título da história de uma das revistinhas é Questão de Equilíbrio. Nela, a Turma da Mônica discute as prioridades do clubinho, como comprar uma bola de futebol e um jogo de uniformes, e tem uma aula sobre manter o equilíbrio entre o que se recebe e o que se gasta. A turma aprende também que o país é como o clubinho, onde as pessoas contribuem, no caso com os impostos, e o dinheiro é usado para oferecer serviços para a população.

A iniciativa vai começar como um projeto-piloto nas escolas públicas do Distrito Federal e pode ser expandido. O líder do Programa Tesouro Educacional, do Tesouro Nacional, Antônio Barros, conta que futuramente o projeto-piloto vai passar por uma avaliação e pode ser levado para até 2 milhões de crianças em todo o país.

Antônio Barros explicou que o projeto busca ensinar às crianças a relação entre as finanças privadas e públicas e formar brasileiros com autonomia financeira e que dependam menos do Estado. “Estamos ensinando as crianças - e que depois isso atinja também o entorno dela, a família, o pai, mãe, o responsável - que elas precisam desde cedo entender como devem cuidar do seu dinheiro. Quanto mais ela cuida do seu dinheiro, mais ela fica autônoma e pode ser senhora da sua própria vida”, disse ele.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, participou do lançamento do Em Busca do Tesouro e destacou a importância de ensinar educação financeira e falar de gastos públicos às crianças.

“O projeto tem a missão tão importante de ajudar cada brasileirinho e brasileirinha a entender melhor suas contas e a cuidar do seu dinheiro e, ao mesmo tempo, fazer com que as futuras gerações se preocupem mais em como o dinheiro público vem sendo gasto e se isso é feito com equilíbrio”, disse Maurício de Souza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.