Arena Hits
SDiario
AGRO DIÁRIO
Arena Hits
PARANÁ

Com alta de 6,7%, produção industrial do Paraná é a maior do País

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná já conta com uma indústria moderna e diversificada

09/11/2019 21h18
Por: Redação Segundo Diário
Fonte: Daniela Borsuk / Rede Massa
A taxa de crescimento foi divulgada pelo IBGE (Foto: AEN-PR)
A taxa de crescimento foi divulgada pelo IBGE (Foto: AEN-PR)

A produção industrial do Paraná é a maior do Brasil neste ano. A taxa de crescimento foi de 6,7% até setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (8). É o melhor resultado desde 2011. No País, o índice ficou negativo em 1,4%.

O desempenho paranaense é quase cinco pontos percentuais maior em relação aos números alcançados pela indústria estadual entre janeiro e setembro de 2018, quando o setor cresceu 1,8%. O parque industrial paranaense também registrou variação positiva em outros indicadores: alta de 7,4% no comparativo entre os meses de setembro de 2019 e do ano passado; crescimento de 5,2% em doze meses e de 1,3% de agosto para setembro deste ano.

No ano, o Paraná liderou a produção nacional nos segmentos automotivo e de alimentos. No setor de veículos automotores, reboques e carrocerias a alta foi de 26,2%; máquinas e equipamentos, de 16,1%; fabricação de produtos de metal, de 12,5%; e produtos alimentícios, como carnes e miudezas de aves congeladas, rações, açúcar cristal e carnes de bovinos congeladas, de 7,8%.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná já conta com uma indústria moderna e diversificada, mas o Estado trabalha para ampliar o número de empresas e empregos. “Neste ano, já são quase R$ 18 bilhões em novos empreendimentos produtivos, que deverão gerar 14 mil empregos”, ressaltou.

Júlio Suzuki Júnior, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), também avalia que o bom momento do setor industrial do Estado, em contraponto ao quadro nacional, é um espelho da confiança do setor empresarial nas políticas de desenvolvimento do Estado. “Estamos mantendo a dinâmica de crescimento desde o início do ano, com um incremento que não é concentrado apenas em um setor industrial”, acrescentou.

Colaboração AEN-PR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Sidrolândia - MS
Atualizado às 08h34
23°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 21°
23°

Sensação

1 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
SNANUNCIO6
nvendasbaixo
Arena Hits
AGRO DIÁRIO
Municípios
Maranata Motos - 021
nq2
Últimas notícias
anunciovendas03
Mais lidas
sangue04
 nvendas05